quinta-feira, 5 de abril de 2018

[Curso Piloto Privado Teórico] Conhecimentos Técnicos

[Curso Piloto Privado Teórico] Conhecimentos Técnicos

Aeronaves e Motores

Caros amigos,
Dando continuidade ao nosso curso de Piloto Privado, segue mais uma postagem onde iremos abordar: Conceito de aeronaves, a estrutura do avião e controles de voo. 
Caso tenham alguma duvida ao termino da leitura, deixem nos comentários que respondo o quanto antes.
Aeronaves
Conceituação - Aeronave é todo aparelho capaz de sustentar e navegar no ar.
Classificação - As aeronaves classificam-se em aeróstatos e aeródinos.
  • Aeróstatos: São aeronaves baseadas no Principio de Arquimedes, vulgarmente conhecidos como "veículos mais leves que o ar". Ex: Balões e dirigíveis. 

  • Aeródinos: São aeronaves baseadas na Lei da Ação e Reação (3° Lei de Newton).
O avião e o planador são aeródinos de asa fixa. Suas asas causam a aceleração do ar no extradorso o que causa uma redução da pressão, gerando então a sustentação, mas isso estudaremos em Teoria de Voo.

O helicóptero e o autogiro são aeródinos de asa rotativa. As pás giram criando sustentação igual as asas dos aviões.



O avião e seus componentes
Os componentes podem ser classificados em três grandes grupos. 
  • Estrutura: é a carcaça ou corpo que dá forma ao avião, aloja os ocupantes e a carga, e fixa os demais componentes.

  • Grupo Moto-propulsor: Fornece a propulsão ou força responsável pelo deslocamento do avião no ar.
  • Sistemas: são conjuntos de diferentes partes destinadas a cumprir uma determinada função. Exemplos: Sistema elétrico, sistema de combustível, etc.
A estrutura do avião
Partes principais: Asas, fuselagem, empenagem, superfícies de controle.



Esforços estruturais 
A estrutura deve resistir a diversos esforços durante a operação do avião. Os principais são os seguintes:
Tração; Compressão; Flexão; Cisalhamento; Torção.



Materiais
Os materiais da estrutura devem ser leves e resistentes. Os materiais mais utilizados são as ligas de alumínio, mas existem também aviões feitos com tubos de aço soldados e recobertos com tela. Os materiais mais modernos são os plásticos reforçados com fibras de vidro carbono ou o kevlar.
Asas
As asas têm a finalidade de produzir a sustentação necessária ao voo. A imagem a seguir mostra uma asa recoberta por tela, a tela não é resistente, suporta apenas pressões aerodinâmicas. 
Tirantes: são cabos de aço esticados em diagonal, e suportam esforços de tração.
Montantes: suportam esforços de compressão.
Nervuras: dão o formato aerodinâmico à asa e transmitem a sustentação para as longarinas.
Longarinas: são os principais elementos estruturais das asas.
Suportes: dão apoio a asa.


A figura abaixo mostra uma asa metálica. Este tipo de asa não necessita de tirantes e montantes, pois o revestimento metálico é resistente e substitui ambos.
Classificação dos aviões quanto à asa
Localização da asa.
Asa baixa.
Asa média.
Asa alta.
Asa parassol.
Fixação da asa:
Asa cantiléver.
Asa Semi-Cantiléver.









Numero de asa.
Monoplano.
Biplano.
Triplano.
Formato da asa.
Retangular; Trapezoidal; Elíptica; Delta.

Fuselagem
É onde estão fixadas as asas e a empenagem. Ela aloja os tripulantes, passageiros e carga; contem ainda os sistemas do avião, em muitos casos o motor, trem de pouso, etc. Os três principais tipos são:
Estrutura tubular:
É formada por tubos de aço soldados, podendo conter cabos de aço esticados em diversos pontos, para suportar esforços de tração. Externamente é recoberto como revestimento, não resistindo a esforços.

Estrutura monocoque:
Neste tipo de estrutura, o formato é dado pelas cavernas. Os esforços são suportados por essas cavernas e também pelo revestimento, que é geralmente feito de chapa metálica, plastico reforçado ou contraplacado de madeira.
Estrutura semi-monocoque:
Este tipo é o mais utilizado hoje em dia. É formado por cavernas, revestimento e longarinas, todos os quais resistem aos esforços aplicados ao avião. Os materiais são os mesmos do monocoque.

Empenagem
A empenagem é o conjunto de superfícies destinada a estabilizar o voo do avião. Geralmente compreende duas partes:
Superfície horizontal - Esta superfície se opõe à tendencia de levantar ou baixar a cauda. Geralmente é formada por um estabilizador fixo e um profundor móvel. Pode ser também todo móvel.
Superfície vertical - Esta superfície se opõe à tendencia de guinar (desviar para a direita ou esquerda). Geralmente é constituída por por um estabilizador vertical (deriva) fixa e um leme de direção móvel.



Superfície de controle ou comando.
São as partes móveis da asa e da empenagem, geralmente localizadas no bordo de fuga, e fixadas através de dobradiças, tendo como função controlar o voo do avião. As superfícies de controle dividem-se em:
Superfícies primárias ou principais. Aileron, Leme de direção, Profundor.
Superfícies secundárias. Compensador de aileron, do profundor, do leme de direção.
Flapes e "Slats"
Ambos são dispositivos hipersustentadores porque permitem à asa produzir maior sustentação. São úteis no pouso e decolagem, pois permitem pousar e decolar com menor velocidade.

Spoilers
Os spoilers ou freios aerodinâmicos têm como principal função impedir que a velocidade do avião aumente durante uma descida. São geralmente usados em aviões de alta velocidade e podem também auxiliar na função dos ailerons, como veremos mais pra frente..

Componentes secundários da estrutura
Fazem parte da estrutura, como por exemplo: carenagens, portas, janelas, etc.

Controles de voo
Conceituação - O sistema de controle de voo é o mecanismo que movimenta as superficies de controle do avião, o profundor, o aileron, o leme e compensadores. Ele é acionado pelo piloto através do manche e dos pedais, os quais são conhecidos como comandos de voo.
Existem basicamente dois tipos de manche: "Volante" e "Bastão"
O manche é utilizado para cabrar e picar o avião. Cabrar significa levantar o nariz do avião, puxando o manche.
Picar significa baixar o nariz do avião, empurrando o manche para a frente.
O manche pode ser também girado ou deslocado para os lados, a fim de rolar ou inclinar o avião.
O movimento de rolagem é conhecido como rolamento, inclinação lateral ou "bancagem" (do inglês, "to bank")
Os pedais servem para guinar o avião, isto é, desviar o nariz para a direita ou para a esquerda.
Referência: Aeronaves e Motores, Jorge M. Homa, Editora Asa 31° Edição/2011

Sempre dando os devidos créditos a nossa fonte, blog "Simulation Club" e

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