quinta-feira, 5 de abril de 2018

50N Fifty North Simulations Boeing 737 Classic Base Pack [FS2004 / FSX] 

The Fifty North Simulations proudly present to you highly detailed models of the Boeing 737 300/400/500 family. You will find accurate animation and proper movement times of all moving parts like reversers, slats, flaps, highly detailed gear parts etc. Models are designed using high standards given by G-max and MSFS development kits. 

Base Pack includes:
* B733 United Airlines, B733 Air New Zealand, B733 Delta Airlines (old scheme)
* B734 KLM, B734 Garuda Indonesia, B734 Qantas
* B 735 Air France, B735 Lufthansa, B735 Czech Airlines
Fly and enjoy 9 airline liveries, made from their real templates as close as is possible. 








 

Features
* Highly detailed model
* Over 280 parts!!!
* Highly detailed gear and accurate moving parts
* Accurate wing mechanics flaps, slats, spoilers, trims fully animated
* Real-time animated airbrakes and spoilers
* Triple slotted flap ext. and retraction
* All exits animated
* Cargo doors animated
* Accurate static height of the aircraft, depending on actual weight
* Fully modelled wing lighting system
* Accurate Lighting System
* Twin wing landing lights
* Animated outboard wing landing lights
* Modelled windshield wipers
* Modelled RAM doors
* High quality 32bit/DTX3 bitmaps
* Most accurate livery paints
* Paintwork using more than 120 layers and special effects
* Textures cover over 200 parts
* Dynamic shines
* Frame rate friendly
* Glass transparency and glass textures
* Accurate night lighting
* Navigation lights/strobes/main landing lights with modelled plexiglass
* Accurate modelled CFM 53 engines with opening maintenance doors
* Accurate wing root section and wing profile
* Taxi Turnoff Lights, Nav, Strobe and Position Lights 



Carenado - SR22 GTSX TURBO HD SERIES [ FsX ] 


Galera, vale muito voar esta aeronave excelente da Carenado, Cirrus, Aeronave muito realística e gostosa de voar, vale o vôo !!!

Para efetuar o download clique no botão abaixo.
Obs: Para baixar o addon você irá precisar de um software Torrent, recomendo o uTorrent.






Navigraph AIRAC Cycle 1506 [FS9 / FSX / P3D / X-Plane] 

Para quem não sabe, os aviões mais complexos, como porexemplo PMDG, Wilco, etc, em geral vêm com um banco de dados padrão de NDB's VOR's, ILS e Waypoints, porém as cartas de aproximação (STAR), de saída (SID), tanto de precisão como não precisão são atualizadas periodicamente pelo órgão responsável, no caso do Brasil o DECEA, o que pode prejudicar quem gosta de fazer vôos por instrumento.
Talvez já tenha acontecido com você situação parecida, você esta lá fazendo seu voo com o 737 PMDG NGX quando de repente ao tentar colocar a sua STAR no FMC você não a encontra. Isso ocorre justamente por que quando o simulador foi lançado esta aproximação ainda não existia e com o passar do tempo o banco de dados foi ficando desatualizado. 
A função do AIRAC é corrigir justamente isso, com ele podemos atualizar todo o nosso banco de dados e garantir que não iremos ter problemas deste tipo durante nossos vôos. 
Espero que gostem e bons vôos!
Para efetuar o download clique no botão abaixo.
Obs: Para baixar o addon você irá precisar de um software Torrent, recomendo o uTorrent.
 


 
 

[Curso Piloto Privado Teórico] Conhecimentos Técnicos

Aeronaves e Motores

Caros amigos,
Dando continuidade ao nosso curso de Piloto Privado, segue mais uma postagem onde iremos abordar: Conceito de aeronaves, a estrutura do avião e controles de voo. 
Caso tenham alguma duvida ao termino da leitura, deixem nos comentários que respondo o quanto antes.
Aeronaves
Conceituação - Aeronave é todo aparelho capaz de sustentar e navegar no ar.
Classificação - As aeronaves classificam-se em aeróstatos e aeródinos.
  • Aeróstatos: São aeronaves baseadas no Principio de Arquimedes, vulgarmente conhecidos como "veículos mais leves que o ar". Ex: Balões e dirigíveis. 

  • Aeródinos: São aeronaves baseadas na Lei da Ação e Reação (3° Lei de Newton).
O avião e o planador são aeródinos de asa fixa. Suas asas causam a aceleração do ar no extradorso o que causa uma redução da pressão, gerando então a sustentação, mas isso estudaremos em Teoria de Voo.

O helicóptero e o autogiro são aeródinos de asa rotativa. As pás giram criando sustentação igual as asas dos aviões.



O avião e seus componentes
Os componentes podem ser classificados em três grandes grupos. 
  • Estrutura: é a carcaça ou corpo que dá forma ao avião, aloja os ocupantes e a carga, e fixa os demais componentes.

  • Grupo Moto-propulsor: Fornece a propulsão ou força responsável pelo deslocamento do avião no ar.
  • Sistemas: são conjuntos de diferentes partes destinadas a cumprir uma determinada função. Exemplos: Sistema elétrico, sistema de combustível, etc.
A estrutura do avião
Partes principais: Asas, fuselagem, empenagem, superfícies de controle.



Esforços estruturais 
A estrutura deve resistir a diversos esforços durante a operação do avião. Os principais são os seguintes:
Tração; Compressão; Flexão; Cisalhamento; Torção.



Materiais
Os materiais da estrutura devem ser leves e resistentes. Os materiais mais utilizados são as ligas de alumínio, mas existem também aviões feitos com tubos de aço soldados e recobertos com tela. Os materiais mais modernos são os plásticos reforçados com fibras de vidro carbono ou o kevlar.
Asas
As asas têm a finalidade de produzir a sustentação necessária ao voo. A imagem a seguir mostra uma asa recoberta por tela, a tela não é resistente, suporta apenas pressões aerodinâmicas. 
Tirantes: são cabos de aço esticados em diagonal, e suportam esforços de tração.
Montantes: suportam esforços de compressão.
Nervuras: dão o formato aerodinâmico à asa e transmitem a sustentação para as longarinas.
Longarinas: são os principais elementos estruturais das asas.
Suportes: dão apoio a asa.


A figura abaixo mostra uma asa metálica. Este tipo de asa não necessita de tirantes e montantes, pois o revestimento metálico é resistente e substitui ambos.
Classificação dos aviões quanto à asa
Localização da asa.
Asa baixa.
Asa média.
Asa alta.
Asa parassol.
Fixação da asa:
Asa cantiléver.
Asa Semi-Cantiléver.









Numero de asa.
Monoplano.
Biplano.
Triplano.
Formato da asa.
Retangular; Trapezoidal; Elíptica; Delta.

Fuselagem
É onde estão fixadas as asas e a empenagem. Ela aloja os tripulantes, passageiros e carga; contem ainda os sistemas do avião, em muitos casos o motor, trem de pouso, etc. Os três principais tipos são:
Estrutura tubular:
É formada por tubos de aço soldados, podendo conter cabos de aço esticados em diversos pontos, para suportar esforços de tração. Externamente é recoberto como revestimento, não resistindo a esforços.

Estrutura monocoque:
Neste tipo de estrutura, o formato é dado pelas cavernas. Os esforços são suportados por essas cavernas e também pelo revestimento, que é geralmente feito de chapa metálica, plastico reforçado ou contraplacado de madeira.
Estrutura semi-monocoque:
Este tipo é o mais utilizado hoje em dia. É formado por cavernas, revestimento e longarinas, todos os quais resistem aos esforços aplicados ao avião. Os materiais são os mesmos do monocoque.

Empenagem
A empenagem é o conjunto de superfícies destinada a estabilizar o voo do avião. Geralmente compreende duas partes:
Superfície horizontal - Esta superfície se opõe à tendencia de levantar ou baixar a cauda. Geralmente é formada por um estabilizador fixo e um profundor móvel. Pode ser também todo móvel.
Superfície vertical - Esta superfície se opõe à tendencia de guinar (desviar para a direita ou esquerda). Geralmente é constituída por por um estabilizador vertical (deriva) fixa e um leme de direção móvel.



Superfície de controle ou comando.
São as partes móveis da asa e da empenagem, geralmente localizadas no bordo de fuga, e fixadas através de dobradiças, tendo como função controlar o voo do avião. As superfícies de controle dividem-se em:
Superfícies primárias ou principais. Aileron, Leme de direção, Profundor.
Superfícies secundárias. Compensador de aileron, do profundor, do leme de direção.
Flapes e "Slats"
Ambos são dispositivos hipersustentadores porque permitem à asa produzir maior sustentação. São úteis no pouso e decolagem, pois permitem pousar e decolar com menor velocidade.

Spoilers
Os spoilers ou freios aerodinâmicos têm como principal função impedir que a velocidade do avião aumente durante uma descida. São geralmente usados em aviões de alta velocidade e podem também auxiliar na função dos ailerons, como veremos mais pra frente..

Componentes secundários da estrutura
Fazem parte da estrutura, como por exemplo: carenagens, portas, janelas, etc.

Controles de voo
Conceituação - O sistema de controle de voo é o mecanismo que movimenta as superficies de controle do avião, o profundor, o aileron, o leme e compensadores. Ele é acionado pelo piloto através do manche e dos pedais, os quais são conhecidos como comandos de voo.
Existem basicamente dois tipos de manche: "Volante" e "Bastão"
O manche é utilizado para cabrar e picar o avião. Cabrar significa levantar o nariz do avião, puxando o manche.
Picar significa baixar o nariz do avião, empurrando o manche para a frente.
O manche pode ser também girado ou deslocado para os lados, a fim de rolar ou inclinar o avião.
O movimento de rolagem é conhecido como rolamento, inclinação lateral ou "bancagem" (do inglês, "to bank")
Os pedais servem para guinar o avião, isto é, desviar o nariz para a direita ou para a esquerda.
Referência: Aeronaves e Motores, Jorge M. Homa, Editora Asa 31° Edição/2011

Sempre dando os devidos créditos a nossa fonte, blog "Simulation Club" e

[Curso Piloto Privado Teórico] Aerodinâmica e teoria de voo

Noções Básicas
Caros amigos, 
 
Não poderíamos ter o nome de Aeroclube Virtual e não ter nenhum tipo de conteúdo direcionado a auxiliar quem quer fazer a banca da Anac para PP e quem sabe futuramente para PC também, hoje estamos postando a primeira aula de nosso curso de PP do Aeroclube Virtual, espero poder ajudar os amigos e em breve ter mais e melhores conteúdos, "céus de brigadeiro" !!!
 
 
O que é aerodinâmica?
Aerodinâmica faz parte do estudo da Física e estuda o movimento do ar e sua interação com os corpos. Exemplificando, ela estuda efeitos e reações de objetos com o ar e do ar com objetos.
A Teoria de Voo é a aplicação da aerodinâmica na operação e desenvolvimento de aeronaves.
Comprimentos e distâncias na aviação.
Na aviação usamos as unidades métricas como metro e quilômetro e unidades inglesas como o pé e a milha, segue abaixo as principais unidades e seus valores:
  • Pé - 1ft equivale a 30,48 centímetros; 
  • Milha Terrestre - 1mi equivale a 1,609km;
  • Milha Marítima - 1nm (Nautical Mile) equivale a 1,853 km.
Velocidade
É a distancia percorrida por unidade de tempo. Na aviação podemos encontrar as seguintes medidas de velocidade:
  • m/s - Metro por segundo;
  • km/h - Quilômetro por hora;
  • ft/min - Pés por minuto;
  • mph - Milha por hora;
  • kt - Nó (Milha náutica por hora).
Massa
É a quantidade de matéria contida em um corpo e é invariável, a menos que seja acrescentada ou extraída matéria desse corpo. Abaixo as principais unidades de medida para massa:

  • kg - quilograma-massa (ou apenas quilograma);
  • lb - libra (0,454 kg).
Força
É tudo aquilo que é capaz de alterar o movimento de um corpo (alterar a velocidade).
  • kgf - quilograma-força;
  • lbf - libra-força.
Peso
É a força que resulta da ação da gravidade sobre os corpos. Um kgf é a foça que a gravidade exerce sobre 1 quilograma-massa (Podemos usar kgf e lbf).
Densidade
É a massa por unidade de volume. Por exemplo, 1 kg de isopor e 1 kg de chumbo possuem o mesmo peso, mas o seu volume é completamente diferente, já que 1kg de chumbo ocupa uma parcela de espaço muito menor que o isopor para o mesmo peso.
Trabalho
É o produto (multiplicação/resultado) da força pelo deslocamento. Por exemplo, se um trator empurrar uma pedra com uma força de 400 kgf por uma distancia de 20 metros, o trabalho executado será o produto calculado como: 
Trabalho = 400 kgf  x 20m = 8.000 kgf.m
Energia
É tudo aquilo que é capaz de realizar trabalho, segue abaixo alguns exemplos de energia:
  • Energia Cinética - É a energia contida num corpo em movimento, por exemplo, um caminhão em uma ladeira possui uma energia cinética muito grande e podemos provar isso caso ele colida com um muro, o que irá liberar e dissipar este energia.
  • Energia Potencial Gravitacional - É a energia contida num corpo em posição elevada. Imaginemos o mesmo caminhão do exemplo anterior parado no topo de uma ladeira, aproveitando esse potencial gravitacional ele pode se mover mesmo com o motor desligado, podemos chamar de embalo.
  • Energia Pressão - É a energia contida num fluido sobre pressão.  São os gases produzidos pelas explosões ou ar comprimido para acionar ferramentas.
Existem muitas outras formas de energia, como por exemplo energia química, térmica, elétrica, nuclear, etc.
Obs: A energia não pode ser criada, nem destruída ou consumida. Ela pode apenas ser convertida em outra forma de energia.
Potência
É o trabalho produzido por unidade de tempo. 
Ex: Potência = Força x Velocidade
A potência é geralmente medida em HP (Horse Power, em inglês). O HP equivale à potencia de um cavalo médio, capaz de tracionar 76kgf à velocidade de 1 metro por segundo.
Aceleração
É a variação da velocidade por unidade de tempo.  Ex: Um carro acelera por 10 segundos e atingir a velocidade de 40 m/s, significará que sua velocidade aumentou 4 m/s a cada segundo.
Primeira lei de Newton 
Segundo esta lei, todo corpo possui a tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Essa tendencia chama-se "Inércia". Por isso chamamos esta lei de Lei da Inércia.
Segunda lei de Newton
Lei da aceleração, afirma que a aceleração é diretamente proporcional a força (quanto maior a força maior a aceleração) e inversamente proporcional a massa (quanto maior a massa menor a aceleração). 
Terceira lei de Newton
Lei da ação e reação, afirma que a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, porém em sentido contrário.
Ex: Se colocarmos um objeto de 2kgf em uma mesa, a mesa exerce uma força de 2kgf para cima.
Momento, Torque ou Conjugado.
É tudo aquilo que pode causar rotação. 
Pressão
É a força por unidade de área.
Velocidade absoluta e velocidade relativa
Velocidade absoluta é a velocidade de um corpo medida em relação a terra. Velocidade relativa é a velocidade de um corpo medida em relação a outro corpo.
Ex:  Se dois carros deslocarem-se em sentidos opostos numa estrada a 100 km/h, teremos uma velocidade relativa entre eles de 200 km/h.
Vento absoluto e vento relativo.
Vento absoluto é o vento em relação à Terra, já o vento relativo, é o movimento do ar em relação a um corpo qualquer.
Vetor
É uma grandeza matemática que possui intensidade, direção e sentido. Os vetores são usados para representar diversas grandezas físicas como forças, velocidades, acelerações, pressões, etc.
Referência: Aerodinâmica e teoria de voo - Jorge Homa - Editora Asas 30° Edição/2011
 
 Como sempre, é regra aqui no nosso Aeroclube Virtual dar os devidos créditos a todos os autores, essa aula foi retirada do blog "Simulation Club" e foi postado pelo amigo